X-Men - O Filme (Josias)












Exibido em: 06/07/08
NOTA: 9,5
Comentários:
O filme não perde qualidade em nenhum ponto. Efeitos especiais bem usados dão um tom correto à narrativa. Mas os fãs mais aficcionados nos personagens podem se decepcionar com o filme, pelo fato do filme ter enfocado as fraquezas dos mutantes. Vampira se apresenta tão frágil... Mas o que se poderia esperar de uma menina que descobre que nunca mais poderá tocar uma outra pessoa sem sugar suas forças? O maior merito vai pra competente direção de Bryan Singer, para os atores Ian McKellen e Patrick Stewart, perfeitos como Magneto e Professor Charles Xavier e pra Hugh Jackman no papel que nasceu pra interpretar, Wolverine. O filme passa num piscar de olhos, e quando termina fica aquele gostinho de quero mais, dá vontade da gente ficar sentado na cadeira esperando por mais.
(Chuck Norris)

Ficha Técnica
Título Original: X-Men
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Estúdio: 20th Century Fox / Marvel Films
Distribuição: 20th Century Fox
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Tom DeSanto,
David Hayter,
Christopher McQuarrie,
Bryan Singer,
Ed Solomon e Joss Whedon

Elenco
Patrick Stewart (Professor Charles Xavier)
Ian McKellen (Eric Magnus Lehnsherr / Magneto)
Famke Janssen (Jean Grey)
James Marsden (Scott Summers / Ciclope)
Hugh Jackman (Logan / Wolverine)
Anna Paquin (Vampira)
Halle Berry (Ororo Munroe / Tempestade)
Rebecca Romijn-Stamos (Raven Darkholme / Mística)
Bruce Davison (Senador Robert Kelly)
Ray Park (Mortimer Toynbee / Groxo)
Matthew Sharp (Henry Peter Gyrich)

Sinopse
Em um futuro próximo há pessoas que são o próximo degrau na escada evolucionária humana, os mutantes. Dotados de um fator X em sua carga genética, cada mutante desenvolve um tipo diferente de poder e muitas vezes precisam aprender a controlá-lo, pois só se manifesta na adolescência ou mesmo quando se tornam adultos. Os mutantes sofrem um grande preconceito, pois os humanos em geral não entendem os poderes deles e temem que os mutantes, por serem superiores às pessoas comuns, irão perseguir a raça humana. Do lado dos mutantes, o combate a esse preconceito não acontece de modo uniforme. Alguns mutantes, os X-Men, são liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), um telepata, e pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz. No entanto a Irmandade dos Mutantes, comandada pelo temível Magneto (Ian McKellen), que pode alterar e modificar a estrutura dos metais, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição e humilhação. O ódio e o medo que os humanos sentem pelos mutantes está à beira do fanatismo, principalmente por causa de uma campanha antimutantes liderada pelo senador Robert Kelly (Bruce Davison). Particularmente dois mutantes serão envolvidos nesta luta: o primeiro é Wolverine (Hugh Jackman) que, dotado de incrível força, não lembra do seu passado; e o segundo éVampira (Anna Paquim), uma jovem que absorve toda a força vital de qualquer pessoa que ela toque, sendo que se o contato for um pouco prolongado esta pessoa morrerá. Estes dois mutantes são disputados pela Irmandade dos Mutantes e pelos X-Men, pois cada facção quer fortalecer seu lado. A diferença é que Xavier quer os mutantes para também ajudá-los a compreender e controlar seus poderes, enquanto Magneto precisa dos dois, Vampira em especial, para levar a cabo o plano de atingir os líderes mundiais, que pretendem decidir o futuro dos mutantes na Ilha de Ellis, Nova York.










Curiosidades
- Inicialmente, o ator escalado para o papel de Wolverine era Dougray Scott. Entretanto, devido ao atraso nas filmagens de Missão Impossível 2, filme o qual Scott também fazia parte, o diretor Bryan Singer teve que escolher um substituto.
- A produção de X-Men - O Filme foi recheada de problemas. Além da troca de Dougray Scott por Hugh Jackman no papel de Wolverine, a data de estréia do filme foi antecipada pelos executivos da Fox em quase 6 meses, o que fez com que o filme apenas fosse concluído poucas semanas antes da estréia oficial nos cinemas americanos. Além disso, as 500 cenas que utilizaram efeitos especiais foram encomendadas entre várias empresas, para que tudo ficasse pronto a tempo do lançamento.
- X-Men - O Filme arrecadou US$ 55 milhões apenas em seu fim de semana de estréia nos Estados Unidos. No Brasil, o filme levou aos cinemas mais de 550 mil pessoas em seu primeiro fim de semana, tornando-se a 2ª melhor estréia da Fox no Brasil e a 3ª melhor estréia na história do cinema no Brasil.

Comentários

Hugo disse…
Ótima ficção baseada em quadrinhos, com personagens fortese
A sequência é ainda melhor, sendo mais longa consegue dar mais espaço aos personagens, já a parte III é o contrário, são muitos personagens para pouco tempo de projeção.

Visite sempre meu blog.

Até mais.

Postagens mais visitadas