Por Quem os Sinos Dobram (Careca)













Exibido em 23/09/06
NOTA:8,8
Comentários:

O aclamado longa-metragem baseado na obra prima de Ernest Hemingway, foi um dos filmes mais sensacionais e populares saídos de Hollywood após o período da Segunda Guerra. O próprio autor escolheu pessoalmente Cooper e Bergman, que tiveram atuações magnificas, para desempenharem os papéis de um soldado aventureiro que teve como missão explodir a Ponte da Falange e a abrutalhada jovem camponesa que se apaixona por ele. É cinema Hollywoodiano em sua mais classica concepção: uma história de amor capaz de superar tudo. Cinema raro hoje em dia...

(Chuck Norris)

Elenco:
Gary Cooper (Robert Jordan)
Ingrid Bergman (Maria)
Akim Tamiroff (Pablo)
Arturo de Córdova (Agustín)
Vladimir Sokoloff (Anselmo)
Mikhail Rasumny (Rafael)
Fortunio Bonanova (Fernando)
Eric Feldary (Andrés)
Victor Varconi (Primitivo)
Katina Paxinou (Pilar)
Lilo Yarson (Joaquin)
Alexander Granach (Paco)
Adia Kuznetzoff (Gustavo)
Leonid Snegoff (Ignacio)
Leo Bulgarov (General Golz)
Duncan Renaldo (Tenente Berrendo)
Frank Puglia (Capitão Gómez)
Pedro de Cordoba (Coronel Miranda)

Sinopse:
Espanha, 1937. Durante a Guerra Civil Robert Jordan (Gary Cooper), um idealista americano, se alia aos guerrilheiros e tem a missão de explodir uma ponte estratégica em um desfiladeiro bem defendido pelos franquistas. Chega ao local com Anselmo (Vladimir sokoloff), um guia, que lhe apresenta Pablo (Akim Tamiroff), o chefe dos guerrilheiros da região, Pilar (Katina Paxinou), a mulher de Pablo, e outros guerrilheiros. Neste contexto Jordan se apaixona por Maria (Ingrid Bergman), uma bela jovem cujos pais foram mortos pelos franquistas. A missão de Jordan é contestada por Pablo, pois explodirem a ponte atrairia para ali o exército e a aviação franquista. Pilar, uma mulher determinada, não concorda com as posições de Pablo, que age de um jeito no mínimo suspeito.














Curiosidade:
É um filme de 1945.
- Ingrid Bergman começou a trabalhar em Por Quem os Sinos Dobram logo após o término das filmagens de Casablanca, tendo apenas cortado seu cabelo curto.
Este é o 1º filme feito por Ingrid Bergman em Technicolor.
Filme de estréia da atriz Katina Paxinou.
Originalmente tinha 168 minutos, existindo uma versão com 130 minutos.
O orçamento de Por Quem os Sinos Dobram foi de US$ 3 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas