Vestigios do Dia (Kátia)












Exibido em 09/09/06
NOTA:9,3
Comentários:
Vestigios do Dia mostra que nem sempre virtuosismo é sinal de tédio. É logico que esta fita não é agradável ao grande público acostumado aos choros fáceis de "Titanic". Também pudera, um elenco que tem Anthony Hopkins e Emma Thompson dando um show de interpretação, tendo seus respectivos personagens não fazendo nenhuma jura de amor. Na verdade eles mal se tocam. Mas isto não quer dizer que ficamos como telespectadores passivos da trama desta fita, muito pelo contrário desde o início do filme torçemos para que o dedicado mordomo deixar de ser um robô, descongelar seu coração e se entregar ao amor de sua colega governanta. E esta história de amor nada meloso que é o ponto forte do filme. Filme este que tem uma narrativa e diálogos elegantes e refinados. Mas não é só a estória de um amor travado que é o encanto deste filme. Há também a questão de até onde deve ir ética de um empregado explorada pelo diretor, já que o patrão do modorno tem um passado meio que nebuloso. Vestigios do Dia é o típico filme britânico: refinado, porém sem ser carrancudo demais."
(Chuck Norris)
Elenco:
John Haycraft (Leiloeiro)
Christopher Reeve (Jack Lewis)
Anthony Hopkins (James Stevens)
Emma Thompson (Sally Kenton)
Caroline Hunt (Estalajadeira)
James Fox (Lorde Darlington)
Peter Vaughan (Sr. Stevens, Sr.)
Paula Jacobs (Sra. Mortimer)
Ben Chaplin (Charlie)

Sinopse:
1958. James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar. Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo. Neste época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.

Curiosidade:
- O roteiro inicial de Vestígios do Dia foi escrito por Harold Pinter para o diretor Mike Nichols. Entretanto, poucas foram as cenas descritas neste roteiro inicial que permaneceram na versão final do roteiro, que foi reescrito após a Columbia acertar a produção do filme com a Merchandt-Ivory Productions.
- O diretor Mike Nichols é um dos produtores de Vestígios do Dia.


Comentários

Postagens mais visitadas