Meu Vizinho Totoro
























Exibido em: 27/07/09
Comentários:
Achei muito fofo a animação, Meu Vizinho Totoro. Tem direção e roteiro de Hayao Miyazaki. Que também fez Princesa Mononoke, Viagem de Chihiro e Castelo Animado. Gostei muito de todos dele que vi, e acho que o Meu Vizinho Totoro tem a mesma magia dos outras animações dele. Vale a pena demais ver.

Ficha Tecnica:
Titulo original:(Tonari no Totoro, 1988)
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki, Cindy Davis Hewitt
Gênero: Animação/Aventura/Fantasia
Origem: Estados Unidos/Japão
Duração: 86 minutos
Tipo: Longa-metragem


Elenco:
- Ator/Atriz Personagem
- Noriko Hidaka Satsuki (voz)
- Chika Sakamoto Mei (voz)
- Shigesato Itoi Tatsuo Kusakabe (voz)
- Sumi Shimamoto Yasuko Kusakabe (voz)
- Tanie Kitabayashi Kanta no obâsan (voz)
- Hitoshi Takagi Totoro (voz)
- Yûko Maruyama Kanta no okâsan (voz)
- Machiko Washio Professor (voz)

Sinopse:
Duas meninas se mudam com seu pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe (que está internada em um hospital). Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado do espírito protetor da floresta Totoro, que na verdade chama-se Torōru (do inglês troll), mas a caçula Mei não consegue pronunciar este nome. Ele vive próximo da nova casa, em uma cânfora gigante. Inicialmente, apenas Mei pode vê-lo, depois a mais velha Satsuki também tem sua chance de o encontrar. Seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.



Curiosidade:

Há 20 anos atras foi lançado Meu vizinho Totoro ( Tonari no Totoro ) que bate recordes de vendas até hoje. Segunda animação da história do Studio Ghibli que se contarmos Nausicaä seria o terceiro.

O sucesso de Nausicaä e o nascimento do Studio Ghibli
Em 1982, enquanto trabalhava em seus filmes, Miyazaki escreveu e desenhou o mangá Kaze no tani no Naushika, mais conhecido internacionalmente como Nausicaä of the Valley of the Wind. Utilizando alguns elementos que são considerados sua marca registrada em outros animados - o gosto pela aviação, ecologia e suas consequências e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos - o mangá foi um grande sucesso, o que levou o diretor a preparar a versão animada de sua própria série de quadrinhos japoneses. Produzido por Isao Takahata e animado pela produtora Topcraft, o anime, lançado em 1984, foi um sucesso tão grande que deu forças a Hayao e Takahata abrir seu próprio estúdio de animação: o Estúdio Ghibli (Sutajio Jiburi), no bairro Suginami, em Tóquio. O sucesso de Nausicaä veio em um momento delicado da vida de Miyazaki: em 1983, um ano antes do lançamento do anime, a mãe de Miyazaki falecera, aos 71 anos. A partir daí, Miyazaki começou a se dedicar a escrever e dirigir longas-metragens, e o sucesso alcançado com Nausicaä só se fazia aumentar: Laputa: Castle in The Sky (Tenkû no shiro Rapyuta, 1986) foi a primeira produção do estúdio, seguido por Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro, 1988), Kiki's Delivery Service (Majo no takkyûbin, 1989), Porco Rosso (Kurenai no buta, 1992) e On Your Mark (1995). Vale notar que Miyazaki continuou escrevendo e desenhando o mangá de Nausicaä durante 12 anos! Ele terminou a série apenas em 1994.










Comentários

Postagens mais visitadas